• Dr. André Inácio

Artrose de Joelho

Atualizado: Fev 1

A degeneração da cartilagem articular do joelho produz dor, deformidade e perda da qualidade de vida.

A artrose de joelho, ou GONARTROSE, é uma doença degenerativa progressiva da cartilagem articular. Ela pode ser secundária a um trauma que cause lesão nessa cartilagem, degeneração por uso excessivo, sobrecarga crônica ou então ser hereditária. Muitas vezes a causa da doença não é definida. Pelo fato de o joelho ser uma articulação de carga, as alterações biomecânicas no mesmo levam a importante morbidade e perda de função.


Estima-se que, nos Estados Unidos, em 2030 tenhamos cerca de 67 milhões de pessoas acometidas por artrose, sendo o JOELHO uma das principais articulações envolvidas. Esta doença levam a perda de tempo produtivo acarretando em consequências econômicas. Não existem estimativas epidemiológicas deste porte no Brasil.


A artrose pode ser causada por um trauma, degeneração por uso excessivo, sobrecarga crônica ou então ser hereditária.

Os SINTOMAS da artrose são dor na movimentação e carga sobre o joelho, que pode aliviar com o movimento durante o dia, inchaço e dificuldade progressiva para realizar atividades do dia-a-dia. Com o tempo as pessoas com artrose começam a se limitar em relação a atividades físicas e vão perdendo sua independência. Radiologicamente podemos identificar a redução do espaço entre os ossos, esclerose do osso subcondral e a produção de osteófitos (bico-de-papagaio).


Existem hoje diversas opções para TRATAMENTO de pacientes com artrose de joelho. O tratamento conservador (sem cirurgia) é feito com modificações de hábitos de vida (perda de peso e exercícios físicos), medicações com o objetivo de alívio da dor e fisioterapia. Pode também ser feita infiltração de medicamentos dentro do joelho (corticóide e ácido hialurônico – viscossuplementação)

NÃO EXISTEM MEDICAMENTOS QUE COMPROVADAMENTE MODIFIQUEM A EVOLUÇÃO DA ARTROSE (USADOS SOMENTE PARA ALÍVIO DOS SINTOMAS).


As opções cirúrgicas incluem as osteotomias, cirurgias com objetivo de realinhamento do membro e alívio de carga em regiões desgastadas, e a substituição cirúrgica completa da articulação, a colocação de uma prótese (parcial ou total). O objetivos principal de TODAS as modalidades de tratamento é devolver a QUALIDADE DE VIDA.


Quanto antes for feito o diagnóstico mais opções de tratamento estarão disponíveis.


QUEM TEM DOR NO JOELHO NÃO PODE PERDER TEMPO. NÃO DEIXE QUE A ARTROSE TE IMPEÇA DE FAZER O QUE GOSTA.


Procure um ortopedista especialista em cirurgia do joelho.

COMPARTILHE esse post com quem tem dor no joelho.


QUER AGENDAR UMA CONSULTA? CLICA AQUI


AINDA TEM ALGUMA DÚVIDA? CLICA AQUI


André Manoel Inácio

Médico Ortopedista – Cirurgia do Joelho

CRM PR 24271 / TEOT 12627 / RQE 16814

41. 3319-7818 / 99134-0023

contato@andreinacio.com.br

367 visualizações

Av. Sete de Setembro 4848 - 9o Andar

Batel - Curitiba - Paraná

41. 3319-7818 / 99134-0023

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

© 2019 por André Inácio. 

Whatsapp Dr. André Inácio