• elciosch

Como o COVID-19 tira das pessoas a capacidade de respirar.


O mundo está estarrecido com a pandemia que afeta todo o mundo desde o início de 2020. Países ricos, pobres, emergentes, vêm lutando para combater um vírus que se espalhou com uma velocidade absurda, que é resistente quando fora de um hospedeiro e pode ter consequências terríveis para a saúde humana.

A consequência mais grave que a COVID-19 pode causar no corpo humano é tirar a capacidade de respirar, mas você sabe como exatamente isso acontece em um organismo afetado pela COVID-19?

Em algumas pessoas, o COVID-19 pode causar sintomas leves, que se assemelham a um resfriado, porém, em outros indivíduos, as consequências podem ser mais devastadoras.

O vírus pode causar pneumonia, o que gera dificuldade para os pulmões retirarem o oxigênio do ar e transferir para o sangue para que ele possa espalhar pelo corpo. Isso, gera uma queda da oxigenação sanguínea e consequentemente, falta de ar. Em casos mais leves, uma suplementação de oxigênio pode auxiliar na oxigenação do sangue, Porém, em casos mais graves, a suplementação não é suficiente, pois ela funciona como um complemento para o que os pulmões não conseguem fazer. Nestes casos, os pulmões praticamente não funcionam e é aí que o paciente precisa ser intubado, ou seja, uma máquina irá fazer a função completa dos pulmões.

A intubação, não é um procedimento tão simples, pois o paciente precisa ficar completamente relaxado para não atrapalhar o funcionamento do respirador artificial. Para isso, é necessário sedar o paciente, ou seja, ele fica em estado vegetativo, se alimentando por sonda, desacordado, usando fraldas.

O mundo está mobilizado em encontrar a melhor maneira de erradicar o Coronavírus. Várias vacinas já estão sendo aplicadas em pessoas por todo o mundo. A esperança de dias melhores aumenta na mesma proporção que mais pessoas recebem a vacina. Porém, até que todo o mundo esteja vacinado, o distanciamento social, uso de máscara e cuidados com higienização das mãos é a melhor maneira para manter a COVID-19 longe.

Qualquer dúvida, fale com a gente.

Abraços, Dr. André Inácio – Ortopedia e Cirurgia do Joelho CRM-PR: 24 271 / RQE 16 814 Whats: 41 - 99134-0023


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Whatsapp Dr. André Inácio