• elciosch

Como o sal age no nosso organismo?


O sal de cozinha é composto, na sua maioria, por cloro e sódio, o que gera o termo cloreto de sódio. Tratado na maioria das vezes como um vilão para o nosso organismo, nem sempre ele nos prejudica. O uso em excesso do sal, pode sim causar diversos problemas para a nossa saúde, mas ele também é responsável por equilibrar o meio aquoso do nosso corpo, facilitando a troca de água entre a célula e o meio externo.

Além disso, o sal é importante para o bom funcionamento do sistema cardiovascular e nervoso, por que age na construção muscular (ritmo cardíaco) e na transmissão de impulsos nervosos.


Mas porque tanto se fala que o sal faz tanto mal para a nossa saúde? Bem, a resposta está na quantidade. Como dizia o médico do século 16 Paracelso, "a diferença entre o remédio e o veneno é a dose". Com o sal não é diferente. Se consumido em excesso, ele pode causar o acúmulo de líquidos no corpo, ocasionando inchaço, que sobrecarrega os vasos sanguíneos resultando no aumento da pressão. A pressão alta, a longo prazo, pode prejudicar os rins, coração, cérebro e retina. Além disso, ele aumenta a eliminação do cálcio através da urina, o que pode resultar em osteoporose.


Segundo a Organização Mundial da Saúde, o recomendado é que uma pessoa consuma até 2 gramas de sódio por dia, o que equivale a mais ou menos 5 gramas de sal de cozinha (1 colher de chá).

Então, lembre-se que para manter a saúde, o segredo está no equilíbrio.


Abraços, Dr. André Inácio – Ortopedia e Cirurgia do Joelho CRM-PR: 24 271 / RQE 16 814 Whats: 41 - 99134-0023


0 visualização0 comentário

Av. Sete de Setembro 4848 - 9o Andar

Batel - Curitiba - Paraná

41. 3319-7818 / 99134-0023

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

© 2019 por André Inácio. 

Whatsapp Dr. André Inácio