- Dr. André Inácio
LESÕES DE CARTILAGEM DO JOELHO
Atualizado: 1 de Fev de 2020
A cartilagem articular consiste no revestimento interno dos ossos nas articulações. Tem como principal função reduzir o atrito entre os ossos durante o movimento.


As principais causas de lesão de cartilagem são:
1. Trauma intenso (um único episódio)
2. Traumas repetidos (como nos exercícios realizados inadequadamente)
3. Sobrecarga (como no excesso de peso)
4. Infecções no joelho (evento raro)
5. Osteocondrites
O tratamento da lesão de cartilagem depende do seu aspecto, do seu tamanho, de sua profundidade, do mecanismo que levou à lesão, da idade do paciente e da sua demanda física. Percebe-se então que se trata de uma decisão individualizada, sendo o tratamento decidido caso a caso. O tratamento pode ser realizado sem ou com cirurgia.
Tratamentos Avançados Para Cartilagem
Diversos avanços surgiram nos últimos anos no tratamento da lesão de cartilagem. Esses avanços ocorreram tanto na área de tratamento sem cirurgia, com o surgimento da viscossuplementação (uso de ácido hialurônico intra-articular), quanto como com o desenvolvimento de novas técnicas cirúrgicas.
As principais técnicas cirúrgicas para o tratamento de lesões da cartilagem são:
1. Microfratura – realização de pequenos orifícios na lesão para estimular o organismo a “produzir” tecido semelhante a cartilagem.
2. Microfratura associada a membrana para cobertura – realização de pequenos orifícios (microfratura) associada à cobertura da área da lesão com uma membrana para conter e direcionar a formação do novo tecido (cicatrização).

3. Transferência osteocondral autóloga ou mosaicoplastia – retirada de cartilagem de locais “menos importantes” e colocação no local da lesão. Normalmente os locais “doadores” se recobrem novamente de cartilagem com o tempo.

4. Transplante de condrócitos – retirada de células produtoras de cartilagem (condrócitos) do próprio paciente e cultivo em laboratório. Após proliferação dessas células, por cirurgia são re-colocadas no paciente, no local da lesão. Esta técnica é utilizada nas lesões maiores da cartilagem.
5. Transplante osteocondral heterólogo – baseia-se na utilização de tecido oriundo de um doador de órgãos. Esta técnica é utilizada nas lesões grandes em que parte do osso também está acometida.
A maioria dos tratamentos para lesões de cartilagem no joelho é realizada por técnica de Artroscopia.
Procure sempre um especialista para ter um diagnóstico correto e a melhor indicação de tratamento.
QUER AGENDAR UMA CONSULTA? CLICA AQUI
AINDA TEM ALGUMA DÚVIDA? CLICA AQUI
André Manoel Inácio
Médico Ortopedista – Cirurgia do Joelho
CRMPR 24271 / TEOT 12627 / RQE 16814
41. 3319-7818 / 99134-0023
Av. Sete de Setembro 4848, 9o andar. Curitiba - PR
contato@andreinacio.com.br