• elciosch

Mitos sobre o coronavírus.

Sabemos que o CORONAVírus não é novo, ele faz parte de uma família de vírus Corona que foi descoberta no ano de 1960. A maioria das pessoas já foi ou será infectada por algum tipo de Coronavírus. Na maioria das vezes, os sintomas são suaves, de uma gripe. Algumas variações são mais graves como a que causou a pneumonia atípica grave conhecida por SARS, e o vírus causador da COVID-19, responsável pela pandemia em 2019 e 2020. 

Mas, numa pandemia cheia de novidades, surgem várias dúvidas.

Lembre-se de que, além da pandemia, vivemos numa época marcada pela disseminação das notícias falsas, as famosas "fake news".

Então, aí vão três mitos sobre o COVID-19:

– Correspondências vindas da China correm o risco de transportar o vírus para outros locais?

Mito. O vírus sobrevive no máximo 24 horas fora do corpo humano, por isso não é possível que ele seja levado para outros locais do mundo através de objetos e cartas.

– A taxa de mortalidade do novo Coronavírus é maior do que a de outras manifestações do vírus?

Mito. Segundo estudo realizado pelo Centro Chinês de Controle e Prevenção de Doenças (CCDC), a taxa geral de mortalidade do Coronavírus é de 2,3%. Em pessoas com mais de 80 anos chega a 14,8%. Em comparação a outros coronavírus já registrados, como a síndrome respiratória aguda grave (Sars) e a síndrome respiratória do Oriente Médio (Mers), o novo Coronavírus não é tão mortal. A taxa de mortalidade do Sars era de 10% e a da Mers em torno de 20% a 40%. No entanto, o nível de transmissão do novo Coronavírus é maior.

– Cães e gatos podem transmitir a doença?

Mito. Não há evidências de que animais domésticos podem ser via de transmissão do Coronavírus, mas se recomenda sempre lavar as mãos após brincar com os pets.

O grande problema do COVID-19 é a sua fácil transmissão, velocidade com que age no organismo e a inexistência de vacina para combatê-lo. Por isso, é importante seguir as orientações de prevenção, divulgadas pelas autoridades responsáveis. 

Fique bem.

Se tiver mais alguma dúvida, fala com a gente. 

Abraços,

Dr. André Inácio – Ortopedia e Cirurgia do Joelho CRM-PR: 24 271 / RQE 16 814

Whats: 41 - 99134-0023



4 visualizações

Av. Sete de Setembro 4848 - 9o Andar

Batel - Curitiba - Paraná

41. 3319-7818 / 99134-0023

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

© 2019 por André Inácio. 

Whatsapp Dr. André Inácio