• Dr. André Inácio

Prótese Total de Joelho

Atualizado: Fev 1

A Prótese ou Artroplastia Total de Joelho é um dos procedimentos mais bem sucedidos da ortopedia atual.

O JOELHO funciona como uma dobradiça complexa que permite outros pequenos movimentos além de dobrar e esticar. Quando ocorre DESGASTE da CARTILAGEM articular, estes movimentos não ocorrem adequadamente e causam dor. Dessa forma, a cirurgia de prótese de joelho visa devolver esse movimento da forma mais próxima do normal possível.


A cirurgia de PRÓTESE TOTAL DE JOELHO consiste na substituição da superfície articular do seu joelho. Colocamos um revestimento confeccionado por um metal próprio para ser implantado no corpo humano.

Esta cirurgia é realizada nos casos de ARTROSE do Joelho (Fig. 2) . Essa cirurgia tem objetivo de restaurar o movimento sem a dor causada pelo desgaste de cartilagem e alinhar o joelho quando este está desviado. Essa substituição ocorre no fêmur (osso da coxa), na tíbia (osso da perna) e na patela (osso da frente do joelho). Na artroplastia total do joelho todo os componentes são substituídos. Pode-se também realizar substituição parcial dos componentes, em que apenas pedaços da articulação são substituídos (prótese parcial ou unicompartimental). Esses componentes são fixados junto ao osso com um cimento ósseo de forma a permitir que você pise sem soltá-los. Entre os componentes de metal (fêmur e tíbia) existe um componente de plástico (polietileno – plástico próprio para ser implantado) com grande resistência ao desgaste que preenche o espaço de forma a permitir o movimento adequado entre os ossos. Na patela (osso da frente do joelho) é colocado um componente de diâmetro um pouco maior que uma moeda de Um Real.





Fig. 2 – Diferença entre um joelho normal (esquerda) e um joelho com artrose (direita).


A CIRURGIA de prótese de joelho pode propiciar grande ALÍVIO DA DOR no joelho e devolver a QUALIDADE DE VIDA aos pacientes. Trata-se de um procedimento cirúrgico desenvolvido há mais de 30 anos e atualmente consiste num dos procedimentos com maior grau de satisfação dentro da cirurgia ortopédica. Essa cirurgia é feita com grande frequência. Para se ter uma idéia, no ano de 2009 forma realizadas mais de 500.000 cirurgias deste tipo nos Estados Unidos estima-se que em 2030 serão realizadas 3 milhões de próteses de joelho ao ano.


Consideramos como INDICAÇÕES PRINCIPAIS para este tipo de cirurgia a presença de alguns destes itens:

     1. Dor intensa no joelho que não melhora com o tratamento conservador;

     2. Deformidade ou instabilidade da articulação;

     3. Dificuldade para realizar as atividades do dia a dia;

     4. Falha no tratamento não cirúrgico;

     5. Alterações nos exames de radiografia indicando desgaste da articulação.


Quem tem dor crônica no joelho ou já recebeu o diagnóstico de artrose deve questionar seu médico sobre essa possibilidade de tratamento. O resultados são muito satisfatórios e, apesar de ser uma cirurgia grande, a recuperação é relativamente rápida.


Neste vídeo eu falo um pouco mais sobre este procedimento.

Clique Aqui


CURTA e COMPATILHE esse post.


QUER AGENDAR UMA CONSULTA? CLICA AQUI


AINDA TEM ALGUMA DÚVIDA? CLICA AQUI


André Manoel Inácio

Médico Ortopedista – Cirurgia do Joelho

CRMPR 24271 / TEOT 12627 / RQE 16814

41. 3019-7818 / 99134-0023

contato@andreinacio.com.br


61 visualizações

Av. Sete de Setembro 4848 - 9o Andar

Batel - Curitiba - Paraná

41. 3319-7818 / 99134-0023

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

© 2019 por André Inácio. 

Whatsapp Dr. André Inácio