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Qual a importância do cálcio para o nosso organismo?


A gente escuta muito se falar que devemos tomar bastante leite, pois ele contém cálcio e o cálcio faz bem para os ossos. Mas será que é só para isso que ele serve?

Primeiro vamos entender quem é o tal do cálcio.


Ele é o mineral em maior quantidade no organismo, rico em nutrientes importantes para o funcionamento do corpo. O corpo humano tem, aproximadamente, de 1% a 2% do peso em cálcio. Desta quantidade, 99% está presente nos ossos e dentes.

O cálcio possui várias funções, mas as principais são: 

  • formação de ossos e dentes. 

  • funções neuromusculares. Nas fibras musculares, por exemplo, o influxo de cálcio para o interior da célula promove reações que desencadeiam a contração muscular.

  • é mensageiro no interior das células, pois ao se conectar com proteínas e fosfolipídios, promove a permeabilidade da membrana, e, em algumas células, como as presentes nas adrenais, é responsável pela secreção de hormônios.

  • importante para a coagulação pois faz a ativação de fatores que possibilitam esse processo.

  • prevenção da osteoporose.

Mas quanto se deve consumir de cálcio por dia?

Bem, a Organização Mundial de Saúde recomenda que um adulto deve ingerir, em média, 1000 mg de cálcio diariamente. Mas vale ressaltar que isso pode variar de pessoa para pessoa, pois temos que considerar fatores como a idade, se a pessoa está grávida ou se tem algum tipo de problema de saúde. A recomendação é maior para pessoas em fases de crescimento e para idosos.

As principais fontes de cálcio são, sem dúvidas, os leites e derivados, mas alguns peixes e vegetais também podem fornecer este nutriente.


Aí estão alguns alimentos e a quantidade média de cálcio em cada um: 


Laranja-lima (180g) – 56 mg de cálcio.

Leite integral ( 1 copo) – 295 mg de cálcio.

Mamão formosa (170g) – 42 mg de cálcio.

Pão de queijo (2 unidades médias) – 41 mg de cálcio.

Pescada frita (120g) – 454 mg de cálcio.

Queijo fresco (56 g) – 324 mg de cálcio

Sardinha assada (50g) – 219 mg de cálcio.


Se tiver mais alguma dúvida, fala com a gente. 


Abraços, Dr. André Inácio – Ortopedia e Cirurgia do Joelho CRM-PR: 24 271 / RQE 16 814 Whats: 41 - 99134-0023


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