• elciosch

Torção no tornozelo


A torção do tornozelo, ou entorse do tornozelo, é muito comum em atletas, desde os profissionais aos amadores de final de semana. Porém, não se limita a eles e pode incomodar qualquer pessoa, de qualquer idade.

A lesão pode acontecer a partir de uma simples virada no pé, ou uma pisada em falso na calçada, em uma escada, etc. Quando isso acontece há um desequilíbrio no peso do corpo, comprometendo os ligamentos da parte de fora do pé, vindo a causar dor, inchaço e, geralmente, uma coloração diferente do tom da pele.

Caso isso acontecer, não se desespere e faça alguns procedimentos:

  1. Tente não apoiar o pé com o tornozelo torcido no chão. Lembre-se: os ligamentos foram afetados e isso pode gerar dor.

  2. Aplique compressas de gelo sobre o seu tornozelo. Isso pode aliviar a dor.

  3. Mantenha o seu pé elevado e, se possível, imobilizado. Em caso de uma fratura leve, isso ajudará e muito na recuperação.

  4. Não realize atividades que dependam de esforço, como corridas, treinos, ou mesmo caminhadas. Seu tornozelo precisará de cuidados.

  5. Procure, sempre, um médico. Ele poderá analisar o seu caso e proporcionar o tratamento adequado. Não ingira medição sem orientação de um profissional.

Espero ter ajudado. E, caso tenha dúvidas, entre em contato! Abraços,

Dr. André Inácio – Ortopedia e Cirurgia do Joelho

CRM-PR: 24 271 / RQE 16 814

Whats: 41 - 99134-0023

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Whatsapp Dr. André Inácio