• Dr. André Inácio

Tratamento da Artrose de Joelho

Atualizado: 31 de Mai de 2019

A artrose é uma doença que pode reduzir muito a qualidade de vida. Temos hoje diversas opções de tratamento.

A ARTROSE DE JOELHO é uma doença degenerativa que afeta a cartilagem articular, causando seu desgaste progressivo. Os portadores dela apresentam dor, inchaço e rigidez articular progressiva. Hoje temos à nossa disposição um arsenal grande de opções de tratamento para a artrose.


O que vai determinar o resultado de cada tratamento é principalmente se o paciente tem a indicação de recebê-lo. Devem ser levados em conta diversos fatores para indicar determinado tratamento para um paciente, sendo que os principais são o GRAU DE DESGASTE e a IDADE do paciente.


Os resultados de cada tipo de tratamento vão ser infuenciados por estes fatores e também pela ADESÃO do paciente ao tratamento.

As PRINCIPAIS opções de tratamento são:


1- PERDA DE PESO


A OBESIDADE é um fator de risco maior para o desenvolvimento de ARTROSE. A perda de pelo menos 10% do peso corporal para quem está acima do peso ideal ajuda a proteger os joelhos e evitar a progressão da artrose. Da mesma forma o ganho de 1kg representa um aumento de 4kg passando pela articulação do joelho. A perda substancial de peso não só desacelera a artrose como também reduz o risco de desenvolvê-la. 


3- EXERCÍCIOS FÍSICOS


Nossos MÚSCULOS atuam como estabilizadores e ajudam a dissipar as cargas recebidas pelo nossos joelhos. Manter uma musculatura forte e com boa flexibilidade ajuda a evitar sobrecargas localizadas ajudando a aliviar a dor e a reduzir a progressão da artrose.


2- FISIOTERAPIA


A melhora do CONDICIONAMENTO muscular faz parte do tratamento de todos os pacientes com artrose. A realização de fisioterapia auxilia no REEQUILÍBRIO MUSCULAR, ganho de flexibilidade e controle NEUROMUSCULAR bem como medidas analgésicas e de redução do processo inflamatório.


3- MEDICAMENTOS


Analgésicos, antinflamatórios e CONDROPROTETORES (glucosamina e condroitina) ajudam no controle da dor mas NÃO MUDAM a história da doença.


4 – INFILTRAÇÕES


Uso de corticóide e/ou ácido hialurônico intra-articular melhoram a dor em casos leves a moderados de artrose, mas também não mudam a evolução da doença. 


5 – OSTEOTOMIAS


São cirurgias que servem para REALINHAR (endireitar) a perna melhorando a distribuição das cargas sobre o joelho e aliviando a dor e retardando a progressão da degeneração. Usadas em casos moderados de artrose em que se tenha algum desalinhamento do membro afetado.


6 – PRÓTESE UNICOMPARTIMENTAL


Cirurgia para substituição articular quando somente um compartimento do joelho é acometido pelo desgaste. Somente o compartimento comprometido pela artrose é substituído.


7 – PRÓTESE TOTAL DE JOELHO


Consiste na substituição de todos os compartimentos do joelho por componentes metálicos (Veja mais no post anterior). Sempre usada em último caso, quando as outras opções de tratamento não surtiram efeito.


Lembrando que a melhor forma para se obter um bom resultado com um tratamento é a indicação correta. A avaliação do melhor tratamento para cada caso deve sempre ser feita por um especialista.


CURTA E COMPARTILHE ESSE POST COM SEUS AMIGOS.


André Manoel Inácio Médico Ortopedista – Cirurgia do Joelho CRMPR 24271 / TEOT 12627 / RQE 16814 41. 3319-7818 / 99134-0023 contato@andreinacio.com.br




22 visualizações

Av. Sete de Setembro 4848 - 9o Andar

Batel - Curitiba - Paraná

41. 3319-7818 / 99134-0023

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

© 2019 por André Inácio. 

Whatsapp Dr. André Inácio