• Dr. André Inácio

Tratamento da Artrose SEM Cirurgia

Atualizado: Fev 1

O uso do ácido hialurônico pode postergar ou até evitar a necessidade de cirurgia


O ácido hialurônico é um dos componentes do líquido presente normalmente dentro do joelho. Nos casos de artrose (desgaste da cartilagem) a quantidade de ácido hialurônico está reduzida na articulação. A viscossuplementação (VS) é a injeção de ácido hialurônico (AH) nas articulações, visando restaurar as propriedades do líquido sinovial, com objetivo de melhora no funcionamento da articulação, redução da dor e da inflamação e para proteção da cartilagem articular.


A viscossuplementação é indicada no tratamento da artrose, para a recuperação das propriedades do líquido sinovial, analgesia, melhora da função e regeneração da cartilagem articular, assim como após uma artroscopia. Praticamente qualquer articulação pode ser infiltrada, mas o joelho é a mais comum. A VS é realizada ambulatorialmente, com uso de anestesia local e o paciente pode sair caminhando, devendo somente evitar esforços excessivos por pelo menos 48-72 horas.



Infiltração Articular do Joelho


Os resultados clínicos da VS são relevantes e seu benefício já é bem estabelecido, sendo que os melhores resultados da VS ocorrem entre a 5ª e 13a semanas. A VS também apresenta eficácia superior à da infiltração isolada com corticosteroides, principalmente a partir da quinta semana. Sabe-se que a associação das drogas, ou seja, a infiltração de corticosteroides juntamente com ácido hialurônico, melhora os resultados iniciais da VS. Nem todos os pacientes são candidatos a usar este tipo de tratamento. O tratamento da artrose deve sempre iniciar por medidas conservadoras como reforço muscular, alongamento, perda de peso, atividade física, medicamentos analgésicos, entre outros. Os casos mais avançados de desgaste tendem a ter resultados mais discretos, tanto na redução da dor quanto no tempo de efeito do medicamento. O ácido hialurônico pode ser usado em casos graves de artrose quando se quer postergar os tratamentos cirúrgicos ou então quando existem condições clínicas que impedem a cirurgia.



Fisioterapia para Tratamento da Artrose de Joelho


Existem diversas marcas de ácido hialurônico disponíveis hoje para a infiltração articular, desde as que necessitam de aplicações semanais seriada até as que usam somente uma aplicação. Da mesma forma, o tempo de efeito também pode variar com o tipo de medicação usada. Apesar de não haver comprovação, a maioria dos trabalhos a respeito das funções físico-químicas protetoras do AH aponta para um efeito diretamente proporcional ao peso molecular. Segundo esses autores, produtos com peso molecular entre 0,5 e 1 x 106 Da teriam os melhores efeitos in vivo. Em relação à dor, pode-se afirmar com maior segurança que tanto os resultados in vitro quanto in vivo apontam para uma relação direta entre peso molecular e analgesia.


Lembrando que a melhor forma para se obter um bom resultado com um tratamento é a indicação correta. A avaliação do melhor tratamento para cada caso deve sempre ser feita por um especialista.


CURTA E COMPARTILHE ESSE POST COM SEUS AMIGOS.


QUER AGENDAR UMA CONSULTA? CLICA AQUI


AINDA TEM ALGUMA DÚVIDA? CLICA AQUI


André Manoel Inácio

Médico Ortopedista – Cirurgia do Joelho

CRM-PR 24271 / TEOT 12627 / RQE 16814

41. 3319-7818 / 99134-0023

contato@andreinacio.com.br

248 visualizações

Av. Sete de Setembro 4848 - 9o Andar

Batel - Curitiba - Paraná

41. 3319-7818 / 99134-0023

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

© 2019 por André Inácio. 

Whatsapp Dr. André Inácio