• elciosch

Um pouco sobre a origem da higiene.


Pois é, nosso país é relativamente novo em se tratando de rotinas e hábitos de higiene. Foi só no começo do século passado que tomar banho se tornou mais comum no Brasil. Diz a história que, Dom João, nunca tomou um banho na vida, e que durante as cerimônias de "beija mão", comuns na época, que era quando as classes mais desfavorecidas beijavam a mão de um nobre, era um terror, com uma fila de pessoas beijando a mão imunda de Dom João que só ficava se coçando o tempo todo.

Porém, os índios que aqui habitavam antes da chegada dos portugueses, davam uma aula de higiene nos europeus. Eles tomavam até sete banhos por dia e chegaram a ser chamados de anfíbios.

Entretanto, a higiene não era muito bem vista na época. Como os médicos acreditavam que as doenças entravam pela pele, recomendavam que as pessoas não tomassem banho para criar uma camada de sujeira sobre a pele e assim, evitando a entrada de doenças no corpo.

Os benefícios da higiene começaram a ser descobertos no início do século XIV, por um médico hungaro que trabalhava em Viena. Ele atuava em um hospital que tinha duas maternidades. Ele notou que, em uma delas, o índice de mortalidade era maior do que na outra. Tentando entender o porquê, descobriu que, na maternidade com maior índice de mortalidade, os médicos que faziam os partos, davam aulas de anatomia antes dos partos, ou seja, mexiam em cadáveres e não lavavam as mãos. Então, ele resolveu implantar o hábito de que todos os médicos deveriam lavar as mãos após as aulas de anatomia e antes dos partos. Resultado, o índice de mortalidade despencou. Foi uma grande descoberta.

Mas o hábito de tomar banho e lavar as mãos só se popularizou quando os americanos, mestres na arte de ganhar dinheiro, começaram a criar a imagem de que ser sujo era feio e mal visto pela sociedade. Desta forma a indústria que começava a fabricar produtos de higiene pessoal, começou a vender seus produtos. A questão de que a higiene faz bem para a saúde, acabou sendo uma consequência do capitalismo americano.

Hoje, com a pandemia, um ato tão simples como lavar as mãos, que era visto com maus olhos no antigamente, pode salvar a sua vida e de muitas outras pessoas.


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Av. Sete de Setembro 4848 - 9o Andar

Batel - Curitiba - Paraná

41. 3319-7818 / 99134-0023

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

© 2019 por André Inácio. 

Whatsapp Dr. André Inácio